Música de Índio

Por Cátia Cananéa

Kayandys é o nome de um trio de índios equatorianos que andam por cidades da América do Sul fazendo e apresentando a música deles.

Kayandys – Kabra Ñawy

Pera aí… Ìndios? Fazendo música? Estranho.
Mas quem são estes indivíduos, e o que os motiva a tamanha aventura? Pois eu vou lhe contar:

Há muito tempo atrás, existia um povo que habitava aquela região montanhosa, que hoje chamamos de Equador, índios espertos e politizados. Eram de tal forma destemidos, que construiram um ímpério, sistema de irrigação para a agricultura, construções de beleza e complexidade nunca antes vistas…

Bem, os índios eram mui orgulhosos dos feitos de seus antepassados. Mas as coisas mudaram. Pessoas de outros mares resolveram se instalar nas terras equatorianas, causando amaldiçoadas guerras e muita destruição.
Com o passar dos tempos, os desafortunados índios foram perdendo espaço, rios já não davam mais peixes, as plantas se negavam à nascer.

Os entrusos então descobriram uma poção enfeitiçada, em tão profundo esconderijo e de tamanho poder sobre os homens brancos, que não mediam esforços para fazê-la precipitar do chão. Era mais negra que a completa escuridão e havia muita, muita poção. De sorte que eles nunca se contentavam, sempre queriam mais.

Esta poção era trocada por moeda. Em virtude do encanto que havia na poção, ela custava muito caro, o que atraia a soberba de muitos homens. Até os que juraram de pés juntos se preocupar com o bem dos índios, não fizeram outra obra senão arrendar suas terras recheadas de poção para homens acima deles. Os soberbos, invariavelmente, saiam e ainda saem com bolsos abarrotados de moedas. Por alguma razão, é do feitio dos soberbos não cumprirem com sua palavra e, sem que se possa precisar os detalhes, dão as costas aos índios.

Hoje estes índios foram engolidos pela nova forma de viver que os intrusos colocaram no mundo. Índios não tem mais terra, índios precisam de moeda.

Os índios jovens, movidos por uma inquietante energia desbravadora, decidiram virar nômades das cidades grandes. Mas o destino quis que, nas terras onde se encontra a moeda, não fosse possível ler as estrelas na ocasião do anoitecer. E, todavia, isso é sinal de que ali o tempo é imprevisível e as pessoas, em maior ou menor grau, desorientadas. Muita gente da cidade não sabe aonde quer chegar ou tem tanta coisa na cabeça, que acaba não tendo nada de verdade.

É por essas e outras que índios podem ser encontrados na Av. Paulista, ou próximo à estações de metrô do centro de São Paulo. Eles deixariam de honrar a memória dos seus predecessores caso não mostrassem suas caras pintadas.
Quem sabe, alguém preste atenção na existência desta espécie de humanos em extinção que não cogitou abandonar sua cultura. Nós, gente das cidades, poderíamos saber mais sobre eles. Mas por enquanto preferimos achar que eles são apenas homens exóticos que fazem a dança da chuva em praça pública.

~ por Musica Mel -> a gente fala de música com gosto em abril 27, 2010.

Deixe um comentário