Desmontando Lady Gaga

Por Cátia Cananéa.

Lady Gaga conquistou e mantém uma postura bem segura de si fazendo pose freak para ser fotografada a toda hora. Com trajes da alta costura ela, mas somente ela, é capaz de sair para jantar usando modelitos de passarela. O estilo, normalmente extravagante, algumas vezes é moldado em pouquíssimo tecido, outras com o corpo e rosto quase totalmente cobertos.

Lady Gaga fazendo pose de santa com um estilo um tanto quanto nu.

Ela defende repetidamente o ponto de vista daquilo que acredita nas entrevistas que concede, mas se é criticada, fica brava. Nos bastidores, claro. Quer um exemplo: dá uma olhada nesta nesta entrevista traduzida que ela deu ao jornal Le Monde

Assim como todos os outros artistas mainstream, Lady Gaga é uma atriz. Ela age de forma calculada e está no lugar certo e na hora certa não por acaso, mas por planejamento.

O poder de inserção dela na mídia hoje é tão grande que pode inclusive ajudar a ressucitar artistas consagrados (ou bizarros, se você preferir chamar assim) da cena powerful pop como Cindy Lauper e Marilyn Manson, pelo simples fato de dizer que são seus amigos. O site da Rolling Stones disponibiliza a (muito boa) matéria feita com ela para a versão americana da revista e que também foi capa aqui. Ela é, antes de qualquer coisa, Stefanni Germanotta, um ser humano. Dá uma olhada.

Agora, se você acha ela bastante criativa, original e revolucionária, é bastante provável que você ainda não tenha sido apresentado a estas pessoas aqui:

Os mais poderosos e influentes produtores musicais da pop music trabalharam com a Lady Gaga no album The Fame Monster. O sucesso não foi por acaso.

Eles são os produtores, compositores, músicos e ‘professores’ da Lady Gaga. São a cabeça da cantora. Ela, como celebridade que é, tem ao seu dispor centenas de pessoas que pensam e desenvolvem suas músicas, coreografias, os cenários, o trabalho no photoshop, roupas e por aí vai.

Quando eu digo ‘produtores’ da cultura pop, me refiro aos caras que mandam na indústria da cultura. São eles que decidem como será o produto final porque estudam o comportamento das pessoas na sociedade, a reação que elas tem diante das músicas que escutam, são eles que procuram repetir estilos que bombam e porque também são eles que investem ou conseguem recursos para investir no produto. Música, videoclipe, filme, show ou espetáculo, para a indústria do entretenimento, tudo isso são produtos.

Não raro, vários produtores trabalham com os mesmos artistas em momentos diferentes da carreira. Resumindo, o produtor não só vai para o estúdio mixar e melhorar as músicas, ele faz isso, mas ele também administra um verdadeiro projeto, e todo o administrador visa lucro, logo, as músicas da Lady Gaga são pensadas para gerar o maior retorno financeiro possível.

Hierarquicamente falando, o nível do produtor é bastante alto, acima dele, só os donos das gravadoras e empresas da comunicação, e alguns exercem ambas as funções.

Se interessou? dá uma olhada no site do DarkChild (responsável por ‘Telephone’) e do Fernando Garibay (trabalhou com Britney, Nicole Scherzinger, Shakira…) .

Entre todos, talvez este seja o mais notável produtor de Lady Gaga, RedOne é um dos deuses todo poderosos da música, dono de uma produtora chamada RedOneKonvict em sociedade com o rapper Akon. Na criação das músicas da Lady Gaga, segundo ele, a ordem é pensar pouco. Vide a letra de Just Dance. Não acredita? Dá uma lida nessa entrevista aqui:

Produtores são os tops dos tops. São eles que patrocinam festas regadas à muita luxúria em mansões hollywoodianas ou nas coberturas dos prédios mais exclusivos de NY, lucram milhões com a indústria da cultura e eles decidem o que você, goste ou não, acaba ouvindo nas rádios dos EUA, do Brasil e de boa parte do mundo. E como toda rede de poder que se preze, eles são concorrentes mas estão interligados na sua network, todos se conhecem.

Não é à toa que os clipes da Lady Gaga estão entre os que somam maior quantidade de acessos no Youtube, ela veio para causar e trouxe uma música muito animada, que faz as pessoas se divertirem. E se é essa a sua intenção, ela tem cumprido muito bem seu trabalho.

De maneira geral, muita gente reconhece a plasticidade da maneira como a cantora age na sociedade, a comercialidade da música feita para ela. Alguns chegam a se incomodar com isso, mas muita gente gosta mesmo é de ouvir Lady Gaga na balada e pirar na vibe dela, veja o que dizem algumas pessoas sobre isso:

Anúncios

~ por Musica Mel -> a gente fala de música com gosto em junho 2, 2010.

12 Respostas to “Desmontando Lady Gaga”

  1. É uma grande representação da sociedade atual, vazia, superficial, dependente de uma imagem artificial, pobre culturalmente, apelativa, curta, limitada aos conceitos instintivos e massificados. Tem músicas que custaram centavos e clipes que custaram milhões. Triste.

  2. velho, se tu não acredita na pessoa que ela e, tudo bem, sua opinião.. más olha so essas pessoas que você citou? oque elas fizeram quem são elas? dai eu conheço so o space.. quem e ron fair? esse teddy ae parece mais aquele cantor de axe pagode, sei lá que porra que aquele diabo canta kk! enfim, você ta falando uma coisa totalmente sem logica. pelo o que eu li sobre o texto, tu ta dizendo que TODO cantor/cantora são ”fabricados” .tu ta e querendo confundir o leitor tal, perda de tempo, porque tem gente que tem cabeça.. se você pelo o menos tivesse procurado saber mais da vida de cada um que tu citou, eu acho que as coisas ficariam bem claras.. enfim, nem sei se foi você que criou esse texto, mais essa foi minha opnião 🙂

    ps, não volto mais aqui, hipocrisia reina!

    • Prezado Sr. Leonardo,
      é completamente compreensível que você não concorde com muita coisa do que eu escrevi aqui. Mas acho necessário esclarecer alguns pontos que parecem não ter ficado claros:
      – Os produtores citados não são muito conhecidos mesmo, e se você ler novamente o post verá que a minha intenção é a de justamente revelar a existência deles. O Ron Fair é dono de uma gravadora e todos os outros também são músicos, enfim, entendem do assunto.
      – Eu não disse em momento algum que todos cantores são fabricados, o myspace é um site que prova bem isso. Mas aqueles que desfrutam de maior exposição na mídia são, não tenho dúvida.
      – Por fim, a Lady Gaga tem talento sim, e ela é conhecida por participar do processo criativo das suas músicas e videoclipes, mas se você acha que ela faz isso sozinha, você está sendo ingênuo.
      Este não é um post que repete o que todo mundo está cansado de ler por aí, se por acaso essa era a sua expectativa, lamento ter te desapontado.
      Reitero que não tenho motivação alguma em confundir o leitor, muito ao contrário, eu quis mostrar um lado não muito em voga da produção musical, acredito que alguns leitores perceberam isso.
      Abraço.
      Cátia.

  3. Bom os comentarios do video são de todos os tipos, de pessoas que sabem do que estão falando… pessoas que acham que sabem do que estão falando e pessoas que pensam que acham que estão falando algo relevante.

    Acho mesmo que o trabalho dessa artista Lady Gaga, não tão diferente dos demais artistas que foram comentados no post como Cindy Lauper e Marilyn Manson, e outros que foram lembrados de alguma forma. Ela com certeza soube organizar um equipe muito boa, para reunir tudo que deu certo em outros artista, remover as coisas que não deram certo, e lapidar as parte brutas a sua maneira, conseguiu a Sua formula de sucesso.
    É complicado opinar de algo tão influente, porque toda a vez que acontece alguma coisa grande no mundo, seja evento gigante, algum artista bombastico, uma mobilização mundial para que seja promovida uma vacinação massiva. Acontece essas contradições opniões, que movem mais discrenças de modo que esse evento, esse artista, essa mobilização não seja “politicamente correto”.
    Mas quem somos nos para definir o que politicamente correto?
    Por exemplo: É politicamente correto pregar a preservação do planeta, continuando sem coleta seletiva, e reciclagem de materais? Ou brigar por preseração das fontes de agua potavel, e nao fazer nada nas centenas de milhares cidades que nao tem o saneamento minimo para o tratamento de seus esgotos.

    Acho que precisamos mudar o foco para “desmontar” outras coisas, e não artistas que fazendo o seu trabalho de bons marketeiros e bons vendedores do seu produto.

  4. […] Lady Gaga conquistou e mantém uma postura bem segura de si fazendo pose freak para ser fotografada à toda hora. Com trajes da alta costura ela, mas somente ela, é capaz de sair para jantar usando modelitos de passarela. O […] View full post on WordPress.com Top Posts […]

  5. Infelizmente esta é a pura verdade. A indústria cultural e assim como todas as outras, tendem a manipular tudo tendo como base, a sociedade e seus comportamentos. Parece que sabem o que querem ouvir, quando e como.
    As músicas da Lady Gaga até tem um balanço legal, mas assim como muitas outras, não dizem nada com nada e ela, francamante, é uma boneca fantoche de maquiagem e articulação personalizada –‘

  6. Discordo muito desse post… Pra quem nao leu e nunca procurou como foi que a Lady Gaga ficou conhecida e fez sucesso não pode realmente formar uma opinião concreta sobre o assunto.
    Não são os produtores que criam as letras e melodias para a Gaga. Sabendo de seu historico, de que quando ela nao era famosa ela era a responsavel pela criação de letras e melodia de muitos cantores pop conhecidos como por exemplo a britney nota-se que o processo criativo das musicas é responsabilidade dela.

    Diferentemente de muitos cantores meia boca que existem, gaga sabe tocar piano desde criança e se ainda alguem duvida da competencia dela como cantora basta acessar o youtube e ver videos dela cantando a capella e tocando piano.

    Sinceramente eu nao entendo como as pessoas tem prazer em criticar alguém só porque ela se veste diferente e fica brava se é criticada. Antes de mais nada tem de se perceber que ela é um ser humano como todos e que tem direito a ficar brava, chorar, ficar feliz, triste.

    Engraçado, porque não se critica essa tal de kesha, que nao sabe cantar e que usa auto tune em TODAS as musicas dela, pq se modular a voz ela canta não canta, se esganiça.

  7. Whoa!!

  8. alooka ‘

  9. Olá não tenho a menor ilusão de que seja diferente do que você descreveu, impossível enumerar quantos Biebers, Bagas, Spears e outras coisas fabricadas estão na ativa nesse momento, mas no meu caso assumo que de vez enquanto eles (produtores) acertam a formula de ganhar dinheiro em um nível mais alto que o normal e surge uma “Lady Gaga” com letras não menos ruins que os demais, mas que por um acerto na sonoridade fica na mente martelando (entenda-se consumindo o produto) Paparazzi, Paparazzi, Paparazzi, como? Não sei, mas seu texto faz sentido, parabéns Cátia e grande abraço.

  10. […] errado. Por favor… Mãas, o que as pessoas não sabem, é que (informação retirada do site Música Mel): […] se você acha ela bastante criativa, original e revolucionária, é bastante provável […]

  11. ela e uma diva de 2010 para mim ela e melhor que a madona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: