As melhores bandas dos últimos 10 anos

Por Cátia Cananéa  

O rock n’ roll é patrimônio da humanidade e é impossível pensar nesse estilo musical sem se lembrar de bandas históricas como Beatles, Kiss, Deep Purple… e o que falar então de um dos precursores dessa história toda, Jimmy Hendrix? Quem aprecia solos elaborados provavelmente vai concordar comigo que as guitarras não teriam tido a mesma importância sem ele.  

Bom,  a gente vai deixar a nostalgia de lado pra falar um pouco das bandas boas que surgiram nos últimos tempos.  Afinal, ao contrário do que muita gente andou dizendo por aí, o rock n’ roll não morreu coisa nenhuma. 

Algumas das melhores bandas de Rock dos últimos tempos

Na seleção que eu destaquei figuram apenas as bandas mais conhecidas do que as pessoas chamam de rock alternativo, ou indie. Chame como quiser, para mim, é rock  de qualidade. Bandas que tem composições próprias e não deixam os fãs na mão quando fazem performances ao vivo.  

 Coldplay  

Chefiados pelo vocalista  Chris Martin,  esses ingleses já faziam sucesso entre o público jovem da Grã-Bretanha  no começo dos anos 2000.  As letras agradam bastante por estarem incrustadas de sentimentos de uma forma bem profunda, as vezes até melancólica, mas que encaixam incrivelmente bem nas composições. O primeiro album, Parachutes,  foi lançado pela gravadora Parlophone e músicas como Yellow e Trouble foram pulverizadas pelo velho continente.  

Foi com Rush of Blood to The head, de 2002, que a música Clocks, com a melodiosa e bem conhecida introdução ao piano, lançou o Coldplay aos palcos do mundo todo. Em 2005 saiu X&Y, que traz as muito boas Fix You, The Hardest PartSwallowed in The Sea.  

No ano de 2008 eles lançaram o Viva La Vida, com a faixa que dá título ao album, o hit Lost gravado com Jay Z e a também muito boa Strawberry Swing 

The Killers  

Diz a lenda que o guitarrista Dave Keuning colocou um anúncio no jornal de Las Vegas procurando pessoas apaixonadas por Oasis para montar uma banda, e foi assim que ele conheceu Brandon Flowers. Eu ainda não assiti a alguma entrevista em que eles confirmem isso, mas já é uma história legal para falar da banda. 

Somebody Told Me, Mr. Brightside e Jenny Was A Friend Of Mine se tornaram hits tão logo foram lançadas. O Primeiro album, Hot Fuss, veio recheado de efeito dos sistetizadores, mas em arranjos bem montados, o que tornou as músicas fáceis de memorizar e há também refrões intrigantes: “Alguém me disse que você tinha um namorado, que mais parecia namorada, e que eu peguei em fevereiro do último ano. Isso não é confidencial, eu tenho potencial”… 

Eles lançaram em seguida Sam’s Town, com um estilo mais distante do album anterior pois trouxe um pouco mais de intensidade às guitarras e talvez uma sonoridade menos pop em músicas como When You Were Young e Read My Mind. 

O terceiro album surgiu mais diferente ainda, Day & Age começa com Losing Touch que conseguiu, na minha opinião, traduzir no início da música um certo ‘estilo Las Vegas’ e tendo nos ultimos 40 segundos um instrumental bem interessante, é a melhor faixa num album que conta ainda com  Human, Spaceman e The World We Live In.  

Eu já gostava bastante da banda quando ouvi pela primeira vez Sawdust, um album de composições Lado B e alguns covers. Particularmente, eu não consigo entender o porquê de uma faixa como All The Pretty Faces ter sido cortada. É fantástica. Parece que encaixa um pouco do estilo de cada album da banda em uma só música e até a letra tem bastante a ver comigo. Outra faixa fenomenal é Daddy’s Eyes, é fácil e sexy. Sabe quando você escuta uma música e não consegue controlar o prazer que emana do seu cérebro? Ela é assim, adorável. Não posso deixar de citar o bem comentado cover do Joy Division, Shadowplay, a banda teve a maturidade necessária para gravá-la daquela forma.  

Franz Ferdinand 

A trupe do vocalista e guitarrista Alex Kapranos é uma banda organizada desde 2003, antes disso ele, Paul Thompson (batera), Nick McCarthy (guitarra) e Bob Hardy (baixo) tiveram vidas errantes em outras bandas na Escócia. Até que em 2004, com um contrato de uma grande gravadora, eles surgem com o album homônimo e os hits instantâneos Jacqueline, This Fire, Michael e o primeiro grande sucesso Take Me Out. A crítica foi muito boa e as vendas de cds melhor ainda, não só na Europa como também nos EUA, na Austrália e em terras Tupiniquins, por que não? 

O Franz faz um som cheio de energia e criatividade, que pode ser notado no trabalho seguinte. Escutar Do You Want To, Walk Away, You’re The Reason I’m Leaving, What You Meant e You Could Have It So Much Better (essa dá nome ao trabalho), assim, as 5 na sequência, como estão no album, é um prêmio incrível e que eu não me canso de apreciar, muito digno.  Album completamente indicado para qualquer pessoa que goste de rock. Já ia me esquecendo, mas está tocando agora Outsiders, outra puta composição desses caras de Glasgow.  

Tonight, album lançado em 2009, tem um estilo despretencioso mas envolvente. É um tipo de música que você começa a dançar quando tá bebendo, olha que eu falo por experiência própria…  

É um trabalho com uma mixagem mais experimental, algo que o Killers já vinha fazendo com sons e alguns efeitos mais eletrônicos. É possível perceber isso na música No You Girls. No entanto, nesse album o Franz  não deixa de lado a clareza musical do rock europeu quando rola uma música com levadas lentas de bateria, como em What She Came For, por exemplo. 

Arctic Monkeys  

Os meninos dessa banda são uns danadinhos! Falando sério agora, não posso considerar apenas como uma das melhores bandas dos ultimos tempos como me parece inegável que a música deles é pura como um rock deve ser. 

Então adolescentes, eles começaram a tocar literalmente na garagem de casa e não tinham muito dinheiro para gravações profissionais, mas as cópias do material que eles distribuiram pela Inglaterra em 2004 se multiplicaram muito rápido porque as pessoas curtiram e disponibilizaram para download na internet. 

No Primeiro lançamento, já pela mesma gravadora do Franz, a Domino Records, a música I Bet You Look Good On The Dance Floor foi muito elogiada por revistas especializadas e também por outros músicos. O talento deles é notável. As letras são o que há de mais criativo em termos de composição, Fake Tales of San Franscisco também é um exemplo disso. 

Foi com o segundo trabalho, Favourite Worst Nightmare, de 2007, que eles ficaram conhecidos além da Europa.  É um album muito bem produzido, com faixas de um rock n’ roll energético e um vocal que soa algo intransigente, assim como os maiores nomes da história da música. As excelentes Teddy Picker, Brainstorm,  Do Me A Favour e This House Is A Circus mereciam mais exposição, mas foi uma das mais leves do album, Flourescent Adolescent, que  tocou nas rádios do mundo todo. 

The Strokes 

Essa banda de New York City foi acusada de salvar o rock. Sim, porque o album Is This It figura em 100% das listas de melhores da história. Mas a escolha não é injusta, os Strokes fizeram um trabalho tão simples e tão real, sem recorrer muito às parafernálias de mixagem em estúdio que modificam – algumas vezes em excesso – o som da banda e de certa forma fazem com que as faixas percam o ‘espírito’. Não, eles criaram tudo na base da inspiração própria. O resultado foi de extase para milhares de ouvintes e fãs. 

Faixas como Barely Legal, Last Nite e Take It Or Leave It são consideradas um retorno do rock de garagem e influenciaram a sonoridade de quase todas as bandas das quais estou tratando neste post, tanto pelo estilo despojado dos instrumentos quanto pelo vocal rouco de Julian Casablancas. 

Mas os trabalhos seguintes da banda geraram certa controvérsia. Room on Fire e First Impressions of Earth, como é comum na evolução das boas bandas, incluem influências de varios estilos musicais e nem todas as faixas agradam aqueles que idolatram Is This It. Mas sem dúvida, músicas como What Ever Happened? , Reptilia e Heart In A Cage tem qualidade musical indiscutível e provam a evolução musical dos Strokes. 

Os integrantes, todos nascidos em berço de ouro e tendo frequentado as melhores escolas, foram ‘adolescentes de relações com o alcoolismo’, especialmente Julian Casablancas. Ao que parece, isso contribuia ainda mais para a fama da banda de ‘rock sujo’ e para a vendagem de discos. Hoje os integrantes tem outros projetos, mas especula-se por aí que um quarto album estaria meio pronto e que poderá ser lançado em 2011. Tomara. 

twitter @Catiaaaaaa

Anúncios

~ por Musica Mel -> a gente fala de música com gosto em julho 13, 2010.

40 Respostas to “As melhores bandas dos últimos 10 anos”

  1. conclusao, vc eh gay!

  2. eu sei que vai parecer chato e tudo mais, mas sério, é IMPOSSÍVEL falar tipo: “ah, é a melhor banda dos últimos tempos”
    porque apesar de um monte de gente gostar, etc… a “melhor banda” é questão de opinião… porque se eu fosse o dono do blog eu colocaria black label society, possessônica, etc
    anyway, eu não concordo com a lista, por mais clichê seja não concordar xD

  3. Agora sim alguem que me entende de rock…
    muito bom blog continue assim

  4. isso so mostra o quanto o rock tá acabado..pq em 10 anos não surgiu absolutamente nada que preste!

  5. Muito bom o post (como não podia deixar de ser)! Realmente, essas bandas continuam o bom rock das de hard, prog e clássico citadas que embalaram a minha adolescência e me fizeram não só gostar de rock, mas também tocá-lo. Evoluem de um rock cuja qualidade era baseada principalmente na virtuose dos músicos e no ineditismo estético dentro do cenário musical pop para outro em que dinamismo e criatividade devem estar aliados (mesmo que isso incorra em simplicidade, que às vezes é só aparente). Na minha opinião, faltou aí só a referência ao Muse.

    Mas essa pra mim não é a mais nova safra do bom rock. Existem algumas bandas com certa notoriedade num suposto “meio indie” que são influenciadas por essas mencionadas ou que aproveitaram o bom momento por elas propiciado para mostrar seu trabalho. São exemplos “Phoenix”, “Two Door Cinema Club”, “Hockey”, entre outras.

  6. Acho que você esqueceu do The Fratellis, e de mais algumas bandas que tiveram grande ajuda da Mtv!

  7. VÉIO, AMEI A REPORTAGEM! JURO! Eu tenho TODAS essas bandas no meu iPod, TODAS! Sem exagerar nem nada 😀

  8. Kasabian é uma das melhores

  9. E concordo em numero, genero e grau, sobre oq vc disse sobre o The Killers, tenho a discografia completa, e ja havia percebido isso

  10. Muito bom seu post, colocaria outras bandas também, mas uma em especial. Mesmo sendo do final dos anos 90, mas que assim como coldplay foram estourar depois, que são os White stripes, som bem cru, rock com um pouco de blues e folk.

  11. o que vale é que o rock não é só essa coisa de emo e não esta sendo feito só por eles aposto que vão ser esquecidos , enquanto algumas dessa bandas ae poderão ser a referencia dessa época
    Wolfmother bom
    Tame Impala
    the Dead weather
    Audioslave

  12. serious dude
    do you call that shit good music?

  13. com certeza Strokes é umas das melhores banda de Rock da atualidade..
    O verdadeiro Rock Classico trago de voltar ..

    Muito bom o post, parabéns pelo Blog

  14. Eu tenho grande preferencia ao rock classico, mas nesta lista tds sao boas bandas.

    Unica que nao gosto mto é o Coldplay no começo eles faziam coisas boa, mas agora parece que fazem qualquer coisa apenas pra vender.

  15. gosto de todas, hm.

  16. Amei a lista , são realmente bandas maravilhosas! 😉

  17. Faltaram ótimas bandas como:
    -Green Day
    -Rage Against the Machine
    -Fall out Boys

    Gostei da sua analise, e concordo com oque você disse, além das bandas que citou, as que eu não concordo é porque nunca ouvi, mas também acho que o Rock n’ Roll ainda está vivo.

    Apesar de bem menos que antigamente ‘-‘
    (Obs: Rage Against the Machine não é puramente Rock n’ Roll e também não é tão atual, mas eu cito, porque o Tom Morello para mim é um dos maiores guitarristas atuais, e Rage apesar de estar mais pra uma mistura de Hip Hop + Metal = New Metal, ainda sim na minha opinião representa o movimento do Rock :D)

  18. Muito interessante!

  19. Bem, esse post ótimo provou que não se fazem bandas boas como antigamente. O Rock morreu, nos anos 90. Infelizmente.

  20. The killers, arctic monkeys e coldplay…..
    Ru me matava mas nao aguentaria ouvir esse tanto de banda ruim!!!

  21. de acordo com sua preferência!
    até pq vc só colocou bandas no estilo alternativo.
    mas realmente são muito boas as bandas!
    parabéns pelo gosto!

  22. Parabéns pelo post. seu gosto musical e seu senso crítico são perfeitos minha filha. =D nunca vi vc mas deve ser linda!

  23. na opinião indie, claro

  24. As bandinhas são até boas, mas não tem a pegada e a atitude das bandas mais antigas. Porém acho que tem duas bandas que destroem facilmente estas aí, que é o WHITE STRIPESe a melhor banda da atualidade que é o WOLFMOTHER. Além destas podem se destacar 2 supergrupos, que são bandas novas mas formados por integrantes de outras bandas mais antigas, que são: THEM CROOKED VULTURES e CHICKENFOOT.

  25. Concordo plenamente com essa lista!

  26. Putz que m… de lista, só por ter o coldplay como banda de rock e em primeiro lugar ja ta equivocada.

    • Muito boa a participação da galera!
      E acho que eu também tenho direito a resposta, né?
      As revistas e os jornais nas bancas estão cheios de opinião presunçosa (e o que é pior, de maneira enrustida) e mesmo assim as vendas vão muito bem, obrigada.
      As pessoas não precisam concordar comigo, claro, as opiniões são muito diversas mas eu vejo que muita gente ainda prefere ficar só reclamando: ‘a maior parte da música é ruim, o que você diz é um monte de besteira’ etc etc…
      A sociedade mudou, as influências das bandas mudaram, os tempos são outros, ninguém vai ser um dia o que seus pais e avós foram. E na música funciona da mesma forma. Não sei se alguém reparou, mas eu não fiz comparações entre as bandas e nem fiz um ranking dizendo que a primeira é melhor do que a ultima da listinha aqui.
      Pra mim, a música serve pra despertar coisas boas, eu já gostei de muita coisa diferente mas prefiro não ter a mente fechada para o que aparece por aí, experiências são experiências, cada um tem as suas.
      Valeu galera que leu o post, os que curtiram e também os que não.
      Cátia.

  27. Pô, adoro coldplay, the strokes, the killers e kings of leon, são realmente dignos e muitas de suas músicas tem significados verdadeiros além de passar algumas mensagens fofas, awnn 🙂

  28. Nops
    Discordo

    Melhores bandas comerciais produzidas (esse seria o nome original para tue post)

    nos últimos dez anos eu citaria:

    Trivium
    Black Tide (também produzida)
    Wolfmother
    Black Label Society
    Lamb Of God
    Godsmack
    Chrome Division

    Pena que todas elas econdidas pela mesma mídia que poe na TV porcarias como restart e afins….

    abram os olhos please e não se deixem consumir pela mídia

  29. O Rock não morreu, só perdeu a qualidade, a profundidade, a técnica, e ficou extremamente comercial e visual.

  30. Como mensurar o que é melhor ou pior em uma arte tão subjetiva?

  31. Engraçado como tem gente que ainda acha que ser rockeiro é gostar apenas das bandas que comungaram do espírito de Woodstock. O bom rock, a boa música, a boa arte em algum aspecto é influenciado pelo contexto em que se insere. Duvido que alguém discordaria se eu dissesse que um músico que queima seu instrumento em pleno show hoje em dia é, sobretudo, um idiota. Já fizeram. Não é atitude. Não tem mais graça.

    A questão, talvez, não seja mesmo apontar melhores. Mas deve-se julgar cada forma de expressão de acordo com os seus valores. Por isso, acho também que foge do escopo debater o metal aqui. Creio eu que este é, em si, um estilo próprio, com peculiaridades suficientes pra colocá-lo em uma “gaveta” separada.

  32. perfeito
    poderia se discutir outras bandas como wolfmother, the fratellis, kasabian, the kooks.etc
    mas essas são as melhores ou se destacam mais.
    e dizer que não fazem bandas como antigamente e relativo, esperem mais alguns anos a vamos ver o “tamanho” dessas bandas.

  33. Cara, tira coldplay, killers e kings of leon! nao merecem estar ai!
    Bota LCD Soundsystem, The XX, sei la, mas o resto ta bom…

  34. The Strokes sem duvidas é o que ha de melhor
    quando o assunto é rock!
    Muito original e sonoridade perfeita!
    “Get out!
    I can’t see the sunshine”
    foda

  35. Século 21: Eis o pior do rock.

  36. Com toda a certeza do mundo esses foram os ultimos 10 piores anos da história da música.
    Só tem bandinha nessa lista

  37. Bela lista, só faltou a melhor do século, que infelizmente já acabou: The Libertines, do old school Pete Doherty.
    E outras duas, essas na ativa: Kasabian e The Fratellis.

  38. Queens of the Stone age é uma grande banda dessa década. O Jet também. No underground tem bandas boas, só é chato ficar garimpando. Pra quem diz que tudo que surge atualmente é ruim é por ter preguiça de conhecer coisas novas ou por ter ouvido tantas vezes a mesma coisa que não consegue mais assimilar nada diferente.

  39. Obrigado pela visita! Também curti muito seu blog. Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: